5 maiores mitos do Marketing Digital

Quando falamos em montar um negócio ou empreender no mundo digital

diversas incertezas existem. O mesmo acontece com qualquer estratégia de mercado, será que funciona no meu modelo de negócio?

Sabemos que incontáveis ​​mitos sempre vão girar em torno de qualquer mercado. O importante é lembrar que o marketing digital, não é mercado, e sim estratégia que utiliza diversas ferramentas digitais para chegar ao seu ápice.

Vale ressaltar também, que no Brasil ainda estamos engatinhando nessas ações mercadológicas. Mas à medida que os profissionais e empreendedores enfrentam dificuldades para aumentarem suas vendas e novos players entram no mercado, mais as estratégias de Marketing Digital se tornam necessárias.

Para que você possa entender melhor essas informações, separei os 5 Maiores Mitos do Marketing Digital. Vamos lá?

 

 

# 1. Preciso ter bastante conhecimento técnico

Acredito que esse seja um dos principais mitos, ouço isso direto de alguns clientes de consultoria ou alunos que falam: Rodolfo eu preciso ter um conhecimento técnico muito avançado são diversas ferramentas.

Para esse mito existem duas opções:

O empreendedor pode aprender sozinho! Por meio de diversos materiais educativos e blogs na internet. Ou, simplesmente terceirizar, o processo técnico e focar apenas nas estratégias.

Contudo, vale ressaltar, que existem ferramentas com funcionalidades visuais onde o usuário só cópia e cola ou arrasta e solta (drag or drop). Como por exemplo:

  • Construir um site, blogs e landing pages;
  • Desenvolvimento de campanhas e envio de e-mail marketing;
  • Desenvolvedor de vídeos institucionais;
  • Gerenciador de postagens de post em redes sociais e por aí vai.

 

# 2. As campanhas custam muito caro

Infelizmente nosso passado e cultura imposta pelos veículos de comunicação tradicionais e as grandes agências de propagandas, criou em muitos uma crença que tudo que está correlacionado a campanhas, vai demanda dinheiro.

Talvez esse seja até um dos maiores mitos. Porém, com apenas R$ 100,00 reais você consegue ter êxito com uma campanha online já em rádio, Tv ou Outdoor não se inicia nem uma reunião com esse valor.

Porém, eu quero deixar claro que o custo vai depender também dos seus objetivos de marketing, afinal é de se esperar que metas muito ousadas tenham uma demanda maior por recursos financeiros e exijam estratégias mais complexas.

Mas para começar você não precisa gastar um centavo para estar presente nesses veículos de comunicação online como o LinkedIn, Facebook e Instagram.

Entretanto, anunciar nessas plataformas nos possibilita escolher quem serão as pessoas que irão ver os nossos anúncios, onde elas moram, qual a faixa etária, seu idioma etc.

 

# 3. Marketing Digital é só para empresas de comercio eletrônico

Esse mito não existe. Haja vista, que podemos usar todas essas plataformas para diversos objetivos como:

  • Ampliar o reconhecimento da marca
  • Fidelizar clientes com mais tráfego e envolvimento
  • Gerar leads baseado em métricas mais fáceis de analisar, permitindo ver quantas pessoas clicaram no anúncio.

Ou seja, mesmo que você tenha um negócio físico ou um negócio digital, as ações de marketing online podem ajudar a gerar mais oportunidades para a sua empresa, além de melhorar o relacionamento com o público que já o conhece.

 

# 4. Marketing Digital é uma “moda” e vai passar

Esse novo modelo de se vender produto/serviço não é algo passageiro, o marketing digital veio para ficar.

Se pararmos para analisar o comportamento das pessoas, percebemos que o acesso à internet e do uso de dispositivos com uma conexão móvel só tende a aumentar a cada dia, se as pessoas estão nessas plataformas digitais o seu produto/serviço também precisa estar aonde o seu cliente está.

 

# 5. Conteúdo de qualidade se vende sozinho

Realmente um bom conteúdo e o pontapé inicial para uma boa reputação e consequentemente a venda. Porém, esse apenas é o primeiro passo.

Após clicar no botão de publicar. Começa uma nova jornada de propagação. Como vimos no item três, teremos que escolher como queremos ser encontrados e qual será o nosso objetivo com o respectivo conteúdo. Como ampliar o reconhecimento da marca, fidelizar clientes com mais tráfego ou gerar leads baseado em métricas.

A boa notícia é que existem diversas estratégias e formas para se divulgar os seus links de conteúdo, tanto paga ou gratuitas.

Eu afirmo, não se assuste com o marketing digital – há muitas oportunidades a serem consideradas, e no final você vai perceber que valeu realmente a pena, acreditar e direcionar todos os seus esforços no mesmo.

Bom, espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado.

Quer aprender mais sobre como vender na internet? Conheça o meu Método Venda Irresistível.

 

Um Forte Abraço

Rodolfo Nascimento

Rodolfo Nascimento é especialista em desenvolvimento de negócios por meio de blog. Empreendedor Digital com o propósito de ajudar pessoas comuns a utilizarem todo o seu potencial para desenvolverem negócios prazerosos e lucrativos por meio da internet, um marido, um estudante, um amigo, um professor. Sou tantas coisas que precisei construir uma vida que se integrasse a todas elas.