Por que é necessário desenvolver metas?

Primeiramente elas servem como norte das ações que cada colaborador deve executar. Em linhas gerais, elas irão clarificar a rota mostrando quais os principais recursos necessários para alcançá-la.

Agora, não podemos esquecer que ela não serve apenas para nortear, mas, também, para alinhar o que já está funcionando e manter nos trilhos. Sendo assim, você há de concorda comigo que toda meta vem junto com um objetivo.

Como definir metas de crescimento no seu negócio?

Primeiramente devemos entender o que é crescimento para a sua empresa:

  • Fechar novos contratos
  • Desenvolver novas linhas de produtos
  • Aumentar as vendas
  • Melhorar o posicionamento da marca

 

Tendo isso bem claro, fica muito mais fácil definir quais pontos serão focados.

 

4 Técnicas para definir metas de vendas

1º – Análise a capacidade da Empresa:

Esse ponto é crucial, imagine se sua empresa tenha a capacidade de produzir apenas 50 tortas por dia. Isso significa se você tiver 70 clientes em um dia, 20 deles irão ficar sem produto. O que no ponto de vista do consumidor isso é horrível, levando o mesmo buscar outros fornecedores que não irão deixá-los na mão.

 

Por isso, antes de definir uma meta de vendas, se faz necessário analisar a sua capacidade de entrega, analisando a mesma, você controla sua demanda.

 

2º – Utilize ferramentas como o método SMART

Essa ferramenta mercadológica permite que você de forma mais aprofundada conheça e alinhe suas metas em 5 fatores:

S – Específicos

M – Mensuráveis

A – Atingíveis

R – Relevantes

T – Temporais.

 

3º – Analisar o histórico de vendas

Esse talvez seja o mais simples, porém, o mais importante. Se você consegue enxerga o histórico de vendas do seu negócio fica muito mais fácil evitar definições de metas fora da sua capacidade operacional.

Nesse ponto, basta comparar as vendas do ano passado com as vendas desse ano, mês a mês para entender os picos e trabalhar as variáveis.

 

4º – Desenvolva plano de ação

Um plano de ação te proporciona saber exatamente os objetivos previstos no planejamento para o lado prático, por exemplo, o mesmo irá funcionar como um verdadeiro checklist sobre os atos e deveres dos colaboradores, tanto em níveis gerenciais, tático e operacionais.

 

Sabemos que cumprir cada etapa para estabelecer metas não é tarefa fácil. Contudo, executá-las e ter resultados mais palpáveis, aumento de produtividade e equipe motivada e engajada.

 

Lembre-se, somente com dados e informações claras se chega a excelência. Em outras palavras, informações claras geram processos fáceis de serem executados e metas menos complexas de serem alcançadas.

 

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Um Forte Abraço

Rodolfo Nascimento

Rodolfo Nascimento

Olá, tudo bem? Eu sou Rodolfo Nascimento, consultor de marketing digital eu ajudo profissionais e empreendedores a aumentarem a sua receita utilizando ferramentas, processos e estratégias de marketing digital.

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