ROI em Negócios Digitais: O que é e como calcular?

Olá! No blog post de hoje eu quero falar sobre ROI em Negócios Digitais. Provavelmente se você está pensando em montar um negócio digital, já deve ter ouvido falar muito nesse termo “ROI”. Afinal se tratando de negócios aprendemos que “o que não é medido, não é gerenciado”. Então vamos lá?

O que é ROI?

Bom, independente da área de atuação ou nicho de mercado esse termo é usado para entender se o negócio está lucrando ou gerando prejuízo. Vale apena ressaltar para fins didáticos que essa palavra ROI em inglês (return on investment) é uma taxa que mede o retorno sobre um investimento feito com objetivo de lucro.

Deixe-me ser um pouco mais específico para que você possa entender melhor. Digamos que você fez um anúncio no Facebook de R$ 300 reais, quando foi ver o número de conversões (vendas), percebeu que ele só foi de R$ 150 reais.

Podemos dizer quer essa campanha teve um ROI negativo e precisa ser repensada em alguns aspectos, como público-alvo, interesse, localização geográfica, facha etária e por aí vai.

Contudo, além dessa campanha você desenvolveu outra no Google rede de pesquisa e investiu R$ 1.000,00 reais. Esse anúncio, por sua vez, gerou uma receita de R$ 5.000,00 reais.

Isso significa que o ROI dessa sua campanha foi positivo, o que mostra que a estratégia de marketing mais eficiente nesse exemplo foi a realizada no Google. Desta forma, podemos entender que esse tipo de métrica nos possibilita ter uma visão macro sobre as ações mercadológicas que estão dando certo no seu marketing.

 

ROI em um Negócio Digital

Como você já deve ter notado, em um negócio digital essa metodologia será utilizada para medir as ações de marketing que serão implementadas.

Quando me refiro em ações, significa que, por se tratar de um negócio online, você terá que executar a maioria das estratégias de marketing digital nesse campo de batalha.

 

Como calcular o ROI em um Negócio Digital?

Bom, vamos agora para a parte mais significativa desse blog post para que você possa implementar no seu negócio.

Para calcular o seu ROI temos que focar em dois pontos cruciais:

O primeiro ponto você terá que definir qual será a ferramenta que irá utilizar para operacionalizar a sua campanha. Como por exemplo, tanto no Facebook como no Google criar objetivo é o começar de qualquer ação que será implementada.

Já o segundo ponto será subtrair o valor que você teve de retorno pelo valor que você investiu na campanha:

ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento.

Seguindo a linha de raciocínio do exemplo acima, faturamos R$ 5.000 e investimos R$ 1.000, então R$ 5.000 – R$ 1.000 = R$ 4.000.

Pegamos esse valor R$ 4.000 / 1.000 = 4

Sendo assim, tivemos um ROI 4, que significa que recuperamos 4 vezes o valor investido em nossa campanha Google rede de pesquisa.

Com essas informações, podemos observar que o marketing digital é essencial para qualquer tipo de negócio, desde que seja executado de forma correta mais ao mesmo tempo mensurado todas as suas ações mercadológicas.

Em linhas gerais, no seu negócio você terá que colocar como premissa sempre tentar melhorar o retorno sobre o investimento. Por isso, ter Processo de Venda Irresistível no seu negócio pode fazer total diferença.

Em muitos casos, tudo que você terá que fazer é apenas ajustando os seus processos de vendas sem precisar alterar seu investimento.

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Um Forte Abraço até a próxima…

Rodolfo Nascimento

Olá, tudo bem? Eu sou Rodolfo Nascimento, consultor de marketing digital eu ajudo profissionais e empreendedores a aumentarem a sua receita utilizando ferramentas, processos e estratégias de marketing digital.

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