5 Dicas essenciais para administrar o seu tempo

5 Dicas essenciais para administrar o seu tempo

Administrar bem o tempo é algo que pode gerar lucro ou até mesmo prejuízo nos dias atuais. Desenvolver essa habilidade é fundamental para garantir um bom desempenho profissional. Com base nesse pensamento, irei compartilhar 5 dicas essenciais para administrar o seu tempo. Vamos lá!

Se você se atrasa de forma recorrente em compromissos, vive reclamando que seu dia deveria ter mais de 24 horas e ainda leva trabalho para casa. Certamente, você está com problemas para administrar o seu tempo. Porém, vou te dizer algo positivo, é possível resolver esse tipo de problema e ganhar mais tempo e aproveitar seu dia de forma produtiva, seguindo alguns passos simples.

 


 

1. hierarquizar as prioridades

 

Um excelente passo para darmos sequência na administração do seu tempo é hierarquizar as atividades importantes. Por exemplo: Vamos entender quais as tarefas que você realiza de forma rotineira e quais dessas tarefas demanda mais tempo ou se no momento que você efetua perde também. Ex.:

  • Mexer no celular
  • Acessar redes sociais
  • Conversar com os colegas e etc…

Uma boa forma de hierarquizar as atividades é a utilização de planilhas, post its, listas que possibilitem sinalizar o que está sendo feito, o que você tem a fazer e o que já foi feito. Outra dica seria adicionar título de importância e deixe as mais importantes para serem executadas primeiro. Você pode, por exemplo, dividi-las por categorias, subcategorias e prazos. Desta forma, teremos um cenário e saberemos quais podem ser realizadas no dia e quais podem ser realizadas durante a semana.

2. Estabeleça prazos

 

Para muitos profissionais e empreendedores, estabelecer prazos é uma ótima maneira de manter o foco, pois a pressão de existir uma data limite serve como motivação para realizar uma determinada tarefa.

Podemos utilizar esse conceito para gerenciar as tarefas mais simples que aparentemente não existe uma data para finalização. Ao criar o limite, trate-os como um projeto para que tenha início, meio e fim. Analisando de forma analítica os imprevistos, pois como sabemos, eles podem aparecer a qualquer momento em um projeto.

 

3. Não seja multitarefas

Tem uma serie de profissionais que acreditam que conseguem executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo, escrever um e-mail, ouvir músicas e desenvolver planilhas etc. O grande problema é que muitos trabalhos ao termino não são revisadas com calma e coloca todo o trabalho por terra, justamente por não ter ocorrido tempo para realizar uma revisão tranquila.

 

4. Conhecer ferramentas tecnológicas é fundamental

Hoje temos como base uma série de aplicativos para desktops ou nuvens gratuitos ou pagos por um valor simbólico, os mesmos alinhados a gestão torna as tarefas ágeis e poupamos tempo. Veja alguns dessas ferramentas:

  • Evernote:

Software de organização pessoal que permite registrar compromissos e salvar arquivos e páginas da internet para consultas posteriores;

  • Trello:

É um aplicativo versátil que serve como gerenciador de tarefas em listas e que se ajusta de acordo com as necessidades do usuário, sendo possível organizar atividades do trabalho, eventos, projetos, estudos e prioridades.

  • Pomodo Timer:

Aplicativo para cronometrar o tempo de produção e pausa;

  • HabitBull:

Ferramenta para ajudar a monitorar seus hábitos comuns e identificar quais tomam seu tempo de forma negativa por meio de gráficos;

  • Todoist:

Aplicativo que ajuda a lembrar de tarefas corriqueiras;

 

5. Durma e descanse bem de forma recuperadora

Uma boa gestão de tempo também envolve determinar momentos para descanso. Não somos máquinas, e esse processo é inerente ao ser humano, o que faz parte de uma das suas necessidades fisiológicas. Se o corpo está bem e a mente tranquila, todo o trabalho fluirá bem. Muitos, podem dizer, como vou ficar com a mente tranquila sendo bombardeado por problemas (pessoais/profissionais), o corpo humano tende a se adaptar na hora de buscar equilíbrio e resultado, desde que esteja realizando suas tarefas em ambientes organizados. Sabemos que em alguns momentos vamos ter mais equilíbrio e outros menos. Mas tentar não perder o foco é fundamental para se alcançar os resultados.

Se você Gostou do artigo? Então aproveite para entrar para nossa lista VIP e receba GRÁTIS atualizações e dicas exclusivas no seu e-mail. Outro ponto, gostaria muito de saber seu comentário em relação ao tema.

 

Rodolfo Nascimento é especialista em desenvolvimento de negócios por meio de blog. Empreendedor Digital com o propósito de ajudar pessoas comuns a utilizarem todo o seu potencial para desenvolverem negócios prazerosos e lucrativos por meio da internet, um marido, um estudante, um amigo, um professor. Sou tantas coisas que precisei construir uma vida que se integrasse a todas elas.